segunda-feira, 20 de junho de 2011

Avaliação de Área de projecto

Durante o primeiro período a professora contou-nos uma história onde ficávamos perdidos numa ilha, e fizemos uma planta, uma bandeira, o nosso calendário alimentar, as plantas e os animais. Durante o segundo período criamos um blog da turma publicamos textos e fizemos actividades fixes, como: uma aula de nutricionismo e um livro de receitas. Foi muito divertido e nos não mudaríamos nada nas aulas.
Grupo do Vulcão Adormecido

Área de Projecto por Ilha Escondida

Este ano lectivo (2010\2011) foi um ano cheio de surpresas, aprendizagem, diversões, aborrecimento e especialmente cultura.
            Aprende-mos muitas receitas tropicais, como se faz um blog, explora-mos a nossa imaginação fazendo textos, documentos, poemas, estatísticas (entre outros) …
            Gosta-mos desta disciplina, pois partilha-mos ideias, convivemos com os colegas de grupo e professores, tivemos a experiência de trabalhar com um blog, sem dúvida este ano lectivo foi um ano inovador!
            Fizemos:
1ºPeríodo-trabalhamos na ilha e o livro de receitas;
2ºPeríodo-fizemos o blog e trabalha-mos com ele;
3ºPeríodo-trabalhamos com o blog.
                                                                                                                                         (ilha escondida)

Área de Projecto por Free Island

      Ao longo do ano na disciplina de área de projecto aprendemos a trabalhar em grupo e também a criar um blog.
      No grupo Free Island  todos os meses o nosso grupo publicou a anedota, a adivinha e o problema do mês. Para alem da anedota, a adivinha e problema do mês tambem publicámos vários textos como por exemplo:
-A visita á Serra da Estrela;
-Acampamento no Campo de Tiro;
-Tripela
      E muito mais…
      Na opinião de alguns membros do grupo as aulas de Área de Projecto não devíamos só fazer e publicar textos no blog. Também devíamos fazer trabalhos manuais uma vez que o nome da disciplina e Área de Projecto

Hip-Hop - Inscreve-te e diverte-te!

      Inscreve-te e diverte-te nos Funny S.  a turma de hip-hop da sociedade filarmónica progresso e labor samouquense. 
      As aulas são com a professora Andreia Correia  aos Sábados das  9:30 ás10:30  (dos 6 aos 10) e das 10:30 ás 11:30 (mais de 11anos).
      Aparece  e dança ao ritmo dos Funny.S. 
      Contamos contigo!!!

Área de projecto, como foi?!?

      Nós achamos que este ano a disciplina de Área Projecto correu melhor do que no ano passado. Gostamos mais do que realizamos no primeiro período, em que cada grupo fingiu estar numa ilha. Mas achamos que o segundo e o terceiro períodos foram piores, porque não temos muita criatividade para escrever e publicar textos em blogs, mas isto que estamos a escrever correu-nos muito melhor, e está a ser um dos maiores textos que inventamos!!!

O ano lectivo de 2010/2011

Adorámos este ano
Foi mais criativo
Criámos um Blog
Foi um ano produtivo.
Às nossas “stôras “
Que nos ajudaram
Um muito obrigado
Por tudo o que passaram.
Escrevemos o quisemos
Entre muitas variações
Textos, poemas
E até canções.
Vamos ter saudades dos colegas
E dos “stôres”
Que nos ajudaram
A trabalharmos bem.
Com todo o amor e carinho
Nos vamos despedir
Para o 7º ano
Podermos ir.

Área de Projecto por Atraicla

      No ano passado em área  de projecto fizemos um trabalho mais manual, este ano foi diferente acabamos por nos perdermos no mar e fomos dar a uma ilha, depois fizemos um blog onde a imagem do fundo era mar  que tinha a ver com a ilha  e ao longo do ano  fomos fazendo textos com temas diferentes, que cada grupo criava.
      Cada  grupo ficou com uma ilha, e cada grupo fez a sua ilha, disse que animais queriam ter e quais os alimentos que queria ter  semeado.



      O blog e as ilhas foi o que tornou  a disciplina de Área de Projecto  mais interessante. Gostamos muito de ter estas professoras e de trabalhar com elas é pena não  podermos tê-las para o ano. Adoramos Área de Projecto.

A Alimentação dos Alunos da nossa Escola

      Na disciplina de Formação Cívica a nossa turma elaborou cartazes sobre a percentagem de vários temas dentro do tema a alimentação, que os alunos da nossa escola consomem diariamente. Esses cartazes foram afixados no polivalente. Os temas dos cartazes são: “doces”, “fast food”, “pequeno-almoço”, “número de refeições”, “…e sopa”, entre outros.
      Todos gostaram e usámos os seguintes materiais:
     - Cola Líquida ou Batom;
     - Tesoura;
     - Cartolinas;
     - E folhas com toda a informação necessária.

      Divertimos-nos muito a aprender e a observar a alimentação dos alunos da nossa escola.
 
   

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O computador

      O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse.Em  1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projectos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.

Foi na Segunda Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores actuais. A Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projectado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos.
      Simultaneamente, e em segredo, o Exército Americano desenvolvia um projecto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.
      E assim surgiram os computadores .

Amizade

A amizade verdadeira não é aquela que começa  hoje e acaba amanhã.
É a que dura desde infância até morrer.
É aquela que por mais mal entendidos ,por mais discussões a amizade é tão grande que acaba  sempre tudo por se resolver.


As eleições legislativas

      Como já sabes decorreram há pouco tempo as eleições legislativas, onde foi eleito o novo 1º Ministro de Portugal: Dr. Pedro Passos Coelho.
Como notícia de última hora, José Sócrates demitiu-se de secretário geral do PS (partido socialista).Houve uma campanha eleitoral onde todos os partidos apresentaram as suas propostas.
Esperava-se que José Sócrates ganhasse as eleições, mas o povo ficou surpreendido com a proposta de Passos Coelho e escolheu-o para 1º ministro de Portugal .


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Problema do Mês Junho

Este é um exercício matemático fácil, mas dizem que apenas pessoas com QI de 117.5 o conseguem decifrar:

Se:
2+3=10
7+2=63
6+5=66
8+4=96

Então:
                                        9+7=???

As férias de Verão estão a chegar

As férias estão a chegar
Chega de escola
Queremos ir para a praia
Jogar à bola.
Piscina, praia
Praia, piscina
Tudo o que queremos
Um dia que fascina.
O Verão é divertido
Vamos brincar até fartar,
Rir até cair,
Nadar até afundar.
Dos colegas de escola
Vamo-nos despedir
Para ir de férias
E descontrair.

Acampamento no Campo de Tiro

Nos dias 25 e 26 de Junho a nossa turma foi acampar ao Campo de Tiro de Alcochete.
Nós não conheciamos o sítio, mas sabiamos que tem uma barragem, refeitório, estradas, muito campo e sítios de piquenique.
Fomos lá ficar uma noite e tivemos que levar pequeno-almoço, lanche, mas o jantar fomos comprar.
Fomos fazer actividades de: E.V.T, E.FÍSICA e E.Musical.

Para o C.T tivemos  que levar:
·         Tendas;
·         Lanterna;
·         Sacos de cama;
·         Ténis;
·         Roupa prática;
·         Viola (para a noite quem tem);
·         Gel de banho;
·         Chinelos;
·         Toalha;
·         Comida;
·         Água fresca;
·         Chapéu;
·         Repelente;
·         1 Saco para lixo;
·         Papel higiénico;
·         Protector solar;
·         Material de desenho;
·         Roupa quente (para a noite);
E uma boa disposição !!!

Anedota do Mês Junho

Ia um casal divorciado a passear de carro no Alentejo, quando o homem repara numas vacas a pastar. O homem, para chatear a ex-mulher, pergunta:
- Parentes teus?
E ela responde:
- Sim. Cunhados.

Adivinha do Mês Junho

Eu venho do estrangeiro
Em documento que se não vê,
Sou picador e não montador,
Todas as damas me querem
Ao seu peito trazer;
Sou perdido e não restituído.

O que é o racismo?

O racismo é a teoria que sustenta a existência de grupos Humanos diferentes chamados “raças” e de uma hierarquia entre estes grupos: a raça superior é considerada perfeita, ao contrário de outras raças ou grupos humanos identificados como inferior por extensão o racismo é também o conjunto das reacções que consiste mente ou não estão em conformidade com esta teoria lese no dicionário. Em quanto teoria presentemente cientifica o racismo é uma noção recente que surge no final do século XIX, quando certos  sábios imaginam entender por grupos humanos e as ratificações. Conforme à constituição os negros e brancos passam então a viver separados: cada um no eu lugar nos seus transportes , no restaurantes no seu  bairro, na sua escola no seu lavado das casas de banho.
Racismo Hoje
No entretanto, não basta demonstrar cientificamente que os homens são todos parentes, todos diferentes para impedir as manifestações do racismo. É preciso constatar a sua intensidade e a sua persistência.

Muito mais que amizade...

São mais de 6 anos, com todos vocês, em que eu divido os meus segredos, os meus sentimentos e realizações. São mais de seis anos em que encontro vocês  quase todos os dias sejam  na escola,  seja por Internet ou mesmo por pensamento. Nos comunicamos via olhares e gestos, pois as palavras não são mais necessárias para percebemos  quando um está bem ou não. São sentimentos que compartilhamos, são momentos de tristeza e felicidade. Quando alguma coisa acontece a primeira pessoa em que eu penso em contar são vocês. Sim, quem é, sabe do que estou a falar. A  alegria no meu olhar ao ver o companheirismo, as piadas, os sorrisos, ou até mesmo as brigas estúpidas  que temos (que nos  fazem sorrir depois que passam). 
São mais importantes do qualquer  coisa que eu já  tenha tido. Valor  material? Não, eu não preciso disso quando tenho amigos tão sinceros e que gostam de mim!
 Feito por: Liliana Vieira

Visita de Estudo ás piscinas de Vendas Novas

No dia 16 de Junho de 2011 a nossa turma vai a uma visita de Estudo ás piscinas de Vendas Novas, no âmbito da disciplina de E.M.R.C com as seguintes turmas:5ºD,5ºE,6ºD,6ºI e 6ºG  para aprendemos a conviver uns com os outros.
A visita terá partida ás 08:30 e chegada por volta das 17:30.
Esperemos que ninguém se afogue e que todos gostem!

Torneio de Basquetebol

No final do 3º Período vai-se realizar no pavilhão da nossa escola um Torneio Inter-Turma de Basquetebol onde todas as turmas da nossa escola estão convidadas a participar. As restantes podem ficar a ver na bancada do pavilhão.
Que ganhe o melhor!
Boa sorte.