O que é a violência doméstica
A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente.
Trata-se de um problema que pode acontecer em ambos dos sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico.
A maior importância deste problema é relevante sob dois aspectos; o primeiro, é devido ao sofrimento indescritível, muitas vezes esse sofrimento é silenciosa e, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo aí a Negligência Precoce e o Abuso Sexual, podem impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima. Pelas informações dadas pelo Ministério da Saúde, as agressões são a principal causa da morte nos jovens com idade entre os 5 anos e os 19 anos de idade. A maioria dessas agressões provém do ambiente doméstico, ou seja, em casa.
A Unicef estima que, diariamente, 18 mil crianças e adolescentes sejam espancados no Brasil. Os acidentes e as violências domésticas provocam 64,4% das mortes de crianças e adolescentes no País, segundo dados de 1997.
Um problema que tem de ser resolvido rapidamente.
Tipos de violência doméstica:
Violência física: a violência física é um tipo de violência doméstica, que é a agressão, ou seja, as vítimas são violadas e abusadas sexualmente.